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Os probióticos são úteis para desportistas?

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Você provavelmente já ouviu falar de probióticos. Você pode até ter ouvido falar do microbioma intestinal – o termo coletivo para bilhões de bactérias boas e ruins, fungos e vírus que cada um de nós carrega dentro do estômago. Os dois estão ligados.

Probióticos é o nome de um grupo de microorganismos que, como afirmou o Comitê Olímpico Internacional (COI), “Quando administrado por via oral por várias semanas pode aumentar o número de bactérias benéficas no intestino”. O intestino produz seus próprios probióticos, mas nem sempre o suficiente.

A ciência revela que o microbioma intestinal está envolvido em muitas funções corporais, desde a saúde intestinal e cerebral até a função imunológica e a absorção de nutrientes.

À medida que a pesquisa por trás de centenas de diferentes cepas probióticas se constrói ao longo das décadas – uma busca por ‘probióticos + humanos’ retorna mais de 15.000 artigos no PubMed; mais de 40 para ‘probióticos + resistência’ – as pequenas bactérias saudáveis ​​vieram para fortalecer alimentos tão diversos como iogurtes com colher e potáveis, sucos, fórmulas para bebês, ursinhos de goma, barras e pães, sem mencionar suplementos alimentares e produtos farmacêuticos.

Certas bactérias probióticas também podem ser encontradas naturalmente em alimentos fermentados como queijo, iogurte, kombucha, kefir e kimchi.

Portanto, os probióticos podem beneficiar o microbioma intestinal, mas eles podem desempenhar um papel na nutrição esportiva? Eles podem melhorar seu treinamento, desempenho ou recuperação na estrada, trilha, trilha ou na água? Eles podem ajudar a prevenir doenças e lesões?

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Direitos de nomenclatura: escolha produtos probióticos claramente identificados

Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), em um longo posição do papel publicado no final de 2019 em seu diário de pesquisa de mesmo nome, a resposta é “sim”. Mas exigiu mais pesquisas e observou que a base geral de pesquisa fornece apenas ‘evidências modestas’.

O que ficou claro, porém, foi que os melhores resultados vêm do uso das cepas certas nas doses certas. O ISSN disse que a revisão da pesquisa que formou a base de seu documento de posição era complicada “Por variações nas medidas de resultados clínicos e, mais importante, como os benefícios probióticos são específicos para cada cepa, por diferentes cepas usadas nesses estudos”.

O Dr. Ralf Jaeger, principal autor do documento de posição da ISSN e membro gerente da consultoria de P&D em nutrição baseada em Wisconsin, Increnovo, The Draft os atletas devem procurar produtos que detalhem suas especificidades de estirpes probióticas.

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“Os probióticos têm nome, meio e sobrenome; um gênero, espécie e linhagem que identifica o nome. Por exemplo. Lactobacillus (gênero) acidophilus (espécie) LA02 (cepa), ” ele disse. “Pode haver até 30% de variação genética entre probióticos do mesmo gênero e espécie. Se uma marca não divulgar a cepa ou a quantidade individual por cepa, não use o produto. “

O Dr. Jaeger recomendou pelo menos duas semanas de suplementação a resultados positivos na alteração do microbioma, observando que três semanas após você parar de tomar probióticos, “Sua microbiota é redefinida para o conteúdo original”.

“Os probióticos são transitórios, o que significa que eles não colonizam para sempre; no entanto, enquanto estiverem lá, eles fazem sua mágica.”

Benefícios probióticos para a saúde

ISSN encontrado certas estirpes probióticas pode aumentar a absorção de nutrientes essenciais, como os aminoácidos das proteínas, e afetar as propriedades farmacológicas e fisiológicas de vários componentes alimentares ”.

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Ele disse que os probióticos têm potencial para combater o “intestino permeável”, que afeta muitas pessoas esportivas.
“Exercícios intensos e prolongados, especialmente no calor, demonstraram aumentar a permeabilidade intestinal, o que potencialmente pode resultar em toxemia sistêmica. Cepas probióticas específicas podem melhorar a integridade da função da barreira intestinal em atletas. ”

O ISSN identificou outros possíveis benefícios atléticos do uso de probióticos, incluindo:

  • composição corporal melhorada e massa corporal magra
  • normalizando declínios relacionados à idade nos níveis de testosterona
  • reduções nos níveis de cortisol indicando melhores respostas a um estressor físico ou mental
  • redução do lactato induzido pelo exercício
  • aumento da síntese, cognição e humor dos neurotransmissores.

Os probióticos de nutrição esportiva mais potentes

O ISSN chegou ao ponto de nomear as cepas mais efetivas após a varredura da literatura científica disponível. Foi encontrada:

  1. Bifidobacterium coagulans GBI-30, 6086 (BC30) pode beneficiar a recuperação do exercício quando combinado com proteína;
  2. Encapsulado B. breve BR03 em combinação com Streptococcus thermophilus O FP4 pode beneficiar a recuperação e o desempenho do exercício após exercícios que danificam os músculos;
  3. Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus pode aumentar o VO2potência máxima e aeróbica;
  4. L. acidophilus SPP, L. delbrueckii bulgaricus, B. bifidume S. salivarus thermophilus administrado na forma de uma bebida de iogurte pode aumentar o VO2max;
  5. L. plantarum TWK10 pode aumentar a resistência;
  6. L. acidophilus, L. rhamnosus, L. casei, L. plantarum, L. fermentum, B. lactis, B. breve, B. bifidum e S. thermophilus pode aumentar o tempo de execução até a fadiga, se não o clima.
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Dosagem probiótica – mais nem sempre é mais

A capacidade bem documentada dos probióticos de apoiar a função imunológica e intestinal e promover a absorção de nutrientes também é muito relevante para os atletas que frequentemente colocam seus corpos sob extrema pressão.

“Os atletas podem decidir tomar probióticos, reduzir o risco de infecções do trato respiratório superior ou reduzir os sintomas gastrointestinais” Kristina Campbell, autora de O Micróbio Bem Alimentado nos contou.

Campbell disse que os produtos que continham a maior quantidade de probióticos – conhecidos como Unidades de Formação de Colônias (UFC) e tipicamente variando de 1 a 10 bilhões + – nem sempre eram os mais eficazes.

“Para todos os probióticos, a dose que você toma deve corresponder ao que demonstrou ser eficaz em ensaios clínicos. Como o intestino é um ecossistema complexo que inclui muitos tipos de bactérias que coexistem e interagem, nem sempre é sobre bombardear o intestino com o maior número possível de UFC. Às vezes, menos da tensão correta é mais.

Navegando em um cenário sem reivindicações

Os rígidos regulamentos de alegações de saúde da União Europeia significam que os produtos probióticos são incapazes de fazer alegações de saúde no produto – o Brexit pode oferecer um acordo de reclamação mais flexível no Reino Unido nos próximos anos – deixando os atletas a pesquisar benefícios por conta própria. A UE determinou que mesmo o termo ‘probióticos’ é uma alegação de saúde não autorizada e, portanto, os produtos podem empregar um tipo de pseudônimo reverso em que o nome vernacular é substituído pelo nome técnico, como seu gênero probiótico, ou algo eufemístico como ‘bactérias saudáveis’ ou ‘culturas vivas’.

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Dragana Skokovic-Sunjic, farmacêutica clínica da Hamilton Family Health Team no Canadá e coautora do Guia Clínico para Produtos Probióticos Canadá / EUA, observou que as reivindicações eram menos rigorosamente controladas na América do Norte.

“Tudo é feito para a segurança do consumidor, mas a UE parece estar prestando um pouco de serviço, já que os consumidores provavelmente estão perdendo o benefício dos probióticos quando selecionados de maneira apropriada” ela retransmitiu.

Há essa noção novamente: escolhendo os produtos certos. Faça isso e os probióticos parecem ter algo a oferecer aos atletas.

Além disso, os atletas têm uma microflora mais diversa do que os tipos sedentários – basicamente, parece que o exercício (mais uma boa dieta) melhora o microbioma intestinal, aumentando a diversidade da microbiota e explicando por que o exercício é tão bom para a maioria das pessoas em geral bem-estar.

* Note-se que a forma como muitas cepas probióticas são oficialmente nomeadas e classificadas foi submetida a uma grande revisão mês passado. No entanto, levará algum tempo até que as alterações sejam filtradas pelas reivindicações e rotulagem de produtos.

*As fotos exibidas neste post pertencem ao post www.yellowjersey.co.uk

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