Diário de um Ashtangi – Ashtanga Yoga Blog: Entrevista com Iain Grysak

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A primeira vez que pratiquei com Iain Grysak foi em fevereiro de 2017. Participei do curso de imersão Ashtanga Pranayama.

Eu estava lendo seus artigos desde 2015. O primeiro artigo que li foi Reflexões sobre Mysore 6 semanas. Tornei-me instantaneamente apegado à sua escrita.

2016 é o ano em que realmente pulei no método Ashtanga Yoga. Eu pratiquei com Ramesh do BNS Iyengar, John Scott, Sarawasthi e Sharat no mesmo ano. Foi fácil para mim, pois eu estava morando em Srirangnapatna naquela época.

Em junho de 2016, conheci Marie e David, estudantes de Iain. Ambos me disseram: “Em Ubud há um Ashtangi, o nome dele é Iain e você deve praticar com ele”.

Em novembro de 2016, enquanto esperava no banco de frente para a entrada principal do shala para a Conferência de Sharat, vi Iain fora da multidão, esperando pacientemente, enquanto outras pessoas estavam prontas para matar para entrar pela primeira vez no shala principal.

Exatamente um dia antes de eu estar no site dele, imaginando se deveria me inscrever no curso de imersão dele. E então ele estava lá na minha frente. Eu tomei isso como um sinal.

Então aqui está, “minha” entrevista com Iain Grysak.

Boa leitura!

***

1. A disciplina da prática do Ashtanga Yoga
realmente ajuda
s
para gerenciar problemas de TOC. Por que isso em particular
praticar “curar” o corpo e o ser humano?

A prática Ashtanga é uma ferramenta poderosa. Como qualquer ferramenta poderosa, ela pode
ser usado para o bem ou para o mal. Isso realmente depende de como a usamos. Seria
errado esperar que simplesmente executando essas seqüências de asana e
respiração, que obteremos automaticamente resultados saudáveis ​​ou de cura.

o
asana e seqüências respiratórias também devem ser praticadas com a intenção correta
e conscientização.

Eu sinto que, se estamos usando a prática como um veículo para promover
relacionamento melhorado e comunicação mais clara entre a mente consciente e
o corpo sensível, então obteremos bons resultados a longo prazo.

Grande parte da nossa falta de bem-estar no mundo moderno – tanto no nível individual
eo nível planetário – tem sua origem na desconexão entre o
momento a momento, consciência da mente consciente e da realidade experiencial
do corpo sensível.

Nós nos perdemos no mundo dos seres humanos desencarnados
abstração e nossas ações e decisões ignoram cada vez mais a realidade sentida
do nosso organismo humano biológico, bem como do organismo planetário.

Se praticarmos com a intenção de nos permitirmos interagir com
Na experiência do corpo sensível, logo encontramos muitos de nossos hábitos habituais.
padrões de reação dentro do corpo sensível. Tudo o que somos é realmente
contidos nessa qualidade do sentimento corporificado.

Se pudermos simplesmente dar espaço
por esses aspectos de quem e o que devemos expressar na prática
– sem mergulhar e aprofundar, nem fugir e evitá-los
– então abrimos a possibilidade de autenticidade e sustentabilidade pessoal
transformação.

Este não é um processo fácil, mas aqueles que praticam isso como um
processo de longo prazo quase certamente experimentará autotransformação positiva
e cura.

Infelizmente, também pode acontecer que utilizemos a prática como um
ferramenta destrutiva. Isso acontece quando usamos a prática como uma maneira de aprofundar ou
fortalecer nossos padrões habituais de reação.

Quando a prática traz à tona esses
aspectos de nós mesmos, podemos cair nos sulcos habituais da reação enquanto
nós estamos praticando. Quem pratica dessa maneira como um processo de longo prazo pode
tornar-se uma pessoa perigosa e os muitos casos públicos de professores que
abusar de seus alunos são exemplos disso.


2. Enquanto praticamos, às vezes estamos
“ganhar” uma postura e após alguns meses de regularidade
prática, estamos “perdendo” isso. Você já experimentou isso?

Este é um aspecto natural da longa
dinâmica de prazo do processo de reestruturação da prática.

Nossos seres são mantidos
em um estado de equilíbrio estável, mas maleável. Isso se aplica a todos os níveis de nossa
ser – físico, emocional, energético, psicológico, etc. As posturas e
seqüências da prática são entradas diárias que mudam e alteram as tensões
padrões que nos mantêm nesse estado estável. Enquanto continuamos a praticar por muito tempo
prazo, o efeito dos insumos da prática nos padrões de tensão de nossos
sendo percolado cada vez mais fundo e a própria estrutura de nosso ser muda.

Se fizermos um “avanço” e
atingir um vínculo, ou alguma forma de conclusão em uma postura difícil, esse
representa o culminar de uma mudança nos padrões internos de tensão.

Para
em algum momento, poderemos continuar a executar essa ação em nossa prática,
mas, eventualmente, o sistema muda novamente, possivelmente devido a acomodar outra
forma de movimento em que estamos trabalhando, ou talvez apenas devido a uma fase no
processo de integração mais profunda.

Então, podemos perder a capacidade de fazer isso
açao. Geralmente é uma fase temporária. Pode durar de um dia a um
ano ou mais. Em quase todos os casos, a capacidade de executar esta ação aumentará
eventualmente, volte com a prática regular a longo prazo.

É importante entender que
não há permanência no interior. A prática deve nos dar uma experiência
compreensão deste fenômeno de constantes mudanças e fluxos internos. Podemos
então cultivamos menos apego a certos estados internos que poderíamos julgar
como favorável.

A todo momento há tantas influências que nosso ser
está respondendo e mudando para acomodar. Nós somos estáveis, mas também somos
fluido e em constante mudança.

Aprendendo a aceitar essa dinâmica de fluxo eterno
e mudar com graça e estabilidade é uma das lições mais profundas que devemos colher
da prática a longo prazo.
3. É a assimilação normal
processo do método?
Sim, como explicado na minha explicação
acima.
4. Quanto tempo levará para obter
domínio sobre os Drishti?

Drishti é um aspecto de foco e
concentração. Também tem efeitos fisiológicos importantes, mas a capacidade de
manter o olhar em um só lugar representa a capacidade de manter o foco.

Eu gosto de dizer que o principal drishti
é a respiração.

Quando estou praticando, não dou muita importância ao treinamento externo.
pontos de observação. Eu tendem a “assistir” a minha respiração o mais continuamente possível.

este
significa estar com a experiência fenomenológica da respiração se movendo para dentro.
Isso também se conecta à minha resposta à sua primeira pergunta, onde eu disse o
O principal objetivo da prática deve ser melhorar o relacionamento entre os
mente consciente e corpo sensível.

Quando somos capazes de manter o foco e
absorvido na experiência fenomenológica do corpo sensível (e da respiração) como
passamos pela prática, e então drishti é automaticamente envolvido. Na sua
verdadeira essência, drishti é uma prática de olhar interno.

Quanto ao “domínio”, a concentração será
encerar e diminuir como tudo o mais.

Nosso objetivo deve ser permanecer tão absorvido quanto
possível na experiência fenomenológica do corpo e da respiração, mas devemos
Também esperamos que isso nunca seja perfeito.

A concentração é tão impermanente
fenômenos como tudo o mais que experimentamos. No entanto, ao longo do tempo e
com regularidade da prática, devemos ver uma melhoria gradual na capacidade
atender ao que estamos experimentando por dentro, no nível baseado em sentimentos.
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Crédito da foto: Iain Grysak
5. É verdadeiro Uddiyana e Jalandhara
Bandha acontecendo em Asanas (significa sem Kumbhakas)

Bandha é simplesmente um estado de equilíbrio
alinhamento ao redor das principais articulações e bloqueio do corpo.

Se o alinhamento e
respiração está no lugar, então bandha estará lá. Bandha representa o mais
estado equilibrado em que nosso ser pode existir a qualquer momento. Se nós somos
praticando bem, todos os bandhas estarão engajados até certo ponto.

o
bloqueios intencionais específicos que ocorrem em khumbaka pranayama são ligeiramente
diferente e não deve se envolver na prática do asana.

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Crédito da foto: Iain Grysak
6 Faz
você acha que é fácil seguir o “parampara” quando em Mysore
existem mais de 200 alunos para praticar para um professor?

Sharath’s
As instruções para cada indivíduo em Mysore são muito claras.

Ele tem a capacidade de
compreender os pontos fortes e fracos de cada aluno em um período muito curto
tempo e, em seguida, ele trabalha com cada indivíduo de acordo.

Se alguém confia
Sharath e aplica suas instruções, pode-se fazer muito progresso no
praticar sob a orientação de Sharath.

Minha prática se aprofunda imensamente quando eu
pratique com ele em Mysore. Eu acho que problemas para os outros surgem quando eles trazem
suas próprias expectativas sobre o que eles esperam experimentar lá, e por causa de
que eles não se rendem a aprender o que Sharath pode ensiná-los.
7. A que horas é a sua manhã
pratica e você ainda pratica a Série Primária?

Eu pratico das 2:30 às 4:30 da manhã quando
estou ensinando, que é a maior parte do ano. Eu sempre faço séries primárias na sexta-feira
manhãs ou qualquer que seja o último dia da semana de treino.

Eu tambem as vezes
praticar séries primárias no dia anterior à viagem e, possivelmente, por várias
dias depois de viajar, se isso prejudicar o meu estado de equilíbrio.

Outras vezes eu pratico primário
incluir momentos em que estou passando por uma reestruturação mais profunda e preciso puxar
voltar a me estabilizar, ou nos raros casos em que fico muito doente ou
fatigado.

Por exemplo, subi uma montanha de 6500 m no Nepal em dezembro do ano passado.
ano. Foi extremamente difícil e até traumático para o meu ser, especialmente em
dia da cimeira em que sofria de doenças da altitude, mas continuei a alcançar o
cimeira.

Devido a vários fatores, eu não pude praticar asana de forma alguma durante o
segunda metade da expedição. Quando voltei para casa em Bali, fiquei muito doente
com pneumonia, o que também me impediu de praticar asana por cerca de uma semana.
Quando finalmente pude começar a praticar novamente, senti-me muito fraco, e o mesmo aconteceu
série primária apenas por várias semanas, até que me senti forte o suficiente para começar
outras séries novamente.

8. Existe alguma série no
Prática de Ashtanga Yoga que tem sido mais difícil, mais tempo para aprender para você?

Todas as séries são difíceis, se
nós os aprendemos corretamente!

Os aspectos da prática que mais precisamos
desenvolver são frequentemente as coisas mais difíceis de aprender. Tem havido muitos
coisas difíceis de aprender.

Não há quem aprenda
tudo sobre essa prática com facilidade e rapidez.

Pessoas que dizem que aprenderam
primária ou qualquer outra série rapidamente, muitas vezes têm uma prática muito fraca que é
cheio de buracos. A integração total de qualquer série leva tempo. Para todos.
9. De tempos em tempos você ainda está
praticando Iyengar Yoga?

Não. Na minha opinião, os dois sistemas
não são compatíveis e não devem ser praticados juntos.

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Eles dão muito
diferentes tipos de insumos para o ser e a inteligência interna seria
muito confuso ao tentar integrar os dois tipos de entradas. É melhor
escolha um sistema ou outro e pratique-o diligentemente.
Há coisas valiosas que eu
aprendi praticando ioga Iyengar que ainda estão comigo e que informam
da maneira que pratico Ashtanga, mas no que diz respeito ao método Iyengar de
praticar, não, eu não.
10. Qual é o conselho que você dará
para alguém que quer começar o Ashtanga Yoga? Existe alguma dieta adequada que
combina melhor com a prática?

Considero a dieta uma prática em
em si.

Para mim, todas as práticas – yama, niyama, asana, pranayama, meditação,
dieta, etc – são apenas métodos diferentes para melhorar o relacionamento entre os
mente consciente e corpo sensível.

Eu pretendo escrever um artigo mais longo
sobre minhas experiências e opiniões sobre dieta. Eu pessoalmente sigo uma dieta vegana
em alimentos integrais e densos em nutrientes. Minhas escolhas alimentares têm sido graduais
exploração e evolução que continua até hoje.

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Eu acho que a coisa mais importante que eu
podemos dizer sobre dieta é que é importante basear as escolhas em alimentos
consumo nas necessidades autênticas do corpo sensível.

Só podemos realmente sentir
as necessidades do corpo sensível quando a mente consciente aprende a se comunicar
com isso.

Para a maioria de nós no mundo moderno, esse é um processo de longo prazo.

Expor-se a diferentes filosofias e sistemas alimentares é muito bom
coisa para fazer. É útil entender as reivindicações de cada sistema e tentar
fora aquelas coisas que fazem algum sentido para nós.

Mas, então o verdadeiro teste é sentir
a resposta do corpo sensível a experimentar diferentes maneiras de comer. o
o corpo entende o que é e o que não é bom para isso.

Contanto que damos o máximo
autoridade ao corpo sensível e NÃO a um dogma alimentar externo,
Aprenda a fazer escolhas alimentares cada vez melhores. Eu geralmente recomendo
contra fazer mudanças drásticas na dieta em um curto período de tempo.

Mesmo se alguém
hábitos alimentares não são os modos mais saudáveis ​​ou mais eficientes de comer, eles
tornar-se uma fonte de estabilidade depois de nos adaptarmos a eles. Muita mudança também
rapidamente é como puxar o tapete debaixo dos pés de alguém.

isto
geralmente resulta em choque e uma experiência dolorosa. A dieta não é exceção a isso
regra. Definitivamente, incentivo a experimentação com diferentes escolhas alimentares,
mas implementá-los gradualmente e prestar atenção à resposta do
sentindo o corpo a cada mudança na dieta. Podemos então tomar novas decisões
com base no feedback do corpo sensível a cada pequena mudança.

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